Avaliação - Laqueadura
Para procedimentos como laqueadura e vasectomia a avaliação psicológica é obrigatória?
Os procedimentos de esterilização voluntária – laqueadura e vasectomia – fazem parte do planejamento familiar, e podem requerer uma avaliação psicológica, além do consentimento livre e esclarecido de ambos os cônjuges. O planejamento familiar é um direito constitucional, garantido a todos os cidadãos, sendo vedada a indução individual ou coletiva à prática da esterilização cirúrgica.
Toda avaliação psicológica deve ser realizada em consonância com os princípios e diretrizes profissionais e com as legislações específicas, devendo a(o) Psicóloga(o) estar devidamente capacitado técnica e teoricamente para atuar, tal como especificado nas diretrizes gerais deste guia. Ressalta-se o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) – Resolução CFP nº 010/2005:
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
I. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia.